quarta-feira, 16 de março de 2011

O Elefante e a Corda

Um treinador de circo consegue manter um elefante aprisionado porque usa um truque muito simples:
quando o animal ainda é pequeno, ele amarra uma de suas patas num tronco muito forte.
Por mais que tente, o elefantinho não consegue soltar-se. Aos poucos, vai se acostumando com a idéia de que o tronco é mais poderoso que ele.

Quando adulto, e dono de uma força descomunal, basta colocar a corda no pé do elefante e amarrá-lo num graveto que ele nem tenta liberta-se - porque se lembra que já tentou muitas vezes, e não conseguiu.
Assim como os elefantes, nossos pés estão amarrados em algo frágil. Mas como, desde criança, nos acostumamos com o poder daquele tronco, não ousamos fazer nada.
Sem saber que basta um simples gesto de coragem para descobrir toda nossa liberdade.


                                                                                                        Autor: Paulo Coelho

terça-feira, 15 de março de 2011

A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração; Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam; Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar; Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal eu posso ser sempre melhor. A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo. A ser forte quando os que amo estão com problemas; ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho; Ouvir a todos que só precisam desabafar; amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos; perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão; amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; a alegrar a quem precisa; a pedir perdão; a sonhar acordada. E finalmente: a acordar para a realidade. '

segunda-feira, 14 de março de 2011

Eu não posso...

Eu não posso acabar com todos os seus problemas, dúvidas ou medos, mas eu posso ouvir você e juntos podemos procurar soluções.

Eu não posso apagar as mágoas e as dores do seu passado, nem posso decidir qual será o seu futuro, mas no presente eu posso estar com você se precisar de mim.

Eu não posso impedir que você leve tombos, mas posso oferecer minha mão para você agarrar e levantar-se.Suas alegrias,triunfos,sucessos e felicidades não me pertecem, mas seus risos e sorrisos fazem parte dos meus maiores bens.

Não é de minha alçada tomar decisões que você toma, mas eu posso apoiar, encorajar e ajudar se me pedir. Eu não posso traçar ou impor-lhe limites, mas posso apontar-lhe caminhos alternativos, procurar com você medidas de crecismento, forma de encontrar-se, meios de ser você mesmo sem medo da rejeição.

Eu não posso salvar o seu coração de ser partido pela dor, pela mágoa, perda ou tristeza, mas posso chorar com você e ajuda-lo a juntar os pedaços.

Eu nao posso dizer quem você é ou como deveria ser.

Eu só posso amar você e ser sua amiga!

Ser feliz

Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça de que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontra-la e deixa-la ir embora por não perceber sua simplicidade.